PDA Login

Entre com seu Login Pitágoras

Esqueceu a senha? / Redefinir Senha

Trabalhamos para oferecer à comunidade um serviço educacional de excelência propiciando condições para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais de forma sustentável.


Buscamos ser uma rede educacional de referência nacional integrando conhecimento e inovação com foco nos resultados, formada por uma equipe constantemente qualificada e comprometida, cumprindo suas responsabilidades sociais.

Nossos princípios estão definidos para que toda e quaisquer pessoas, no exercício de suas responsabilidades e na busca de seus objetivos, executem nossa missão segundo nossa visão. Para nossa instituição os valores fundamentais são:


Relações éticas e morais;
Comprometimento;
Inovação;
Criatividade;
Trabalho cooperativo;
Imagem institucional;
Melhoramento contínuo;
Reconhecimento;
Integridade;
Transparência;
Responsabilidade Sócioambiental;
Sustentabilidade;

 
UMA TRAJETÓRIA DE 50 ANOS

Nossa trajetória

UM POUCO DE HISTÓRIA

1958

Professor Albano Parente

De origem Portuguesa, aos 17 anos, buscando concretizar seus sonhos, professor Albano escreveu para os irmãos, que já viviam aqui no Rio de Janeiro, e pediu que lhes enviassem “carta de chamada”, documento necessário para poder viajar ao Brasil. E a partir desse momento, tudo começou...

Professor Albano Parente, aos 17 anos

1967

Aquisição do Externato São Judas Tadeu

Em 1967, com a aquisição do Externato São Judas Tadeu, uma escola com apenas 19 alunos, iniciava-se o grande sonho do professor Albano Parente: poder contribuir para a educação de crianças e jovens, formando grandes talentos, indivíduos capazes de conquistar sua autonomia, sua integridade, o respeito a si próprio e ao seu semelhante, valores indispensáveis à vida.

Essa história de trabalho começou numa casa familiar em Bento Ribeiro. Com muita determinação e idealismo, o projeto de transformar a pequena escola de 19 alunos em uma grande escola foi se consolidando até a construção de um prédio próprio, dedicado à educação.

Numa época em que o déficit escolar era muito elevado, o professor Albano Parente, decidiu buscar nas empresas, através de convênios, a parceria necessária para manter sua escola e prestar um grande serviço aos empregados das empresas e à comunidade, através da democratização de um ensino de qualidade.

Com muita visão educacional, espírito comunitário e a cooperação da sociedade organizada, de empresas e de grandes colaboradores, o projeto começava a prosperar e alçar voos mais audaciosos.Mais informaçõesFechar

Externato São Judas Tadeu, 1967

1976

Novos projetos nascem do sonho

Com o sucesso do Externato São Judas Tadeu, surgiram outros projetos. O Colégio São Tomás de Aquino em Santa Cruz e o Colégio Santa Mônica em Madureira passaram a fazer parte dos mesmos ideais.

Atual fachada da unidade Santa Cruz

anos 80

Unificação das unidades do Santa Mônica

Em meados da década de 80, unificaram-se as unidades que passaram a se chamar Colégio Santa Mônica, em parceria com outro grupo, que atuava nos bairros de Cachambi e Bonsucesso.

Atual fachada da unidade Madureira

REDE EM CRESCIMENTO

1991

Colégio Progresso de Cascadura

Em 1991, o Colégio Progresso de Cascadura foi incorporado a então Rede Santa Mônica de Ensino, sob a gestão do professor Albano.

Unidade de Cascadura

1993

Unidade de Seropédica

Com a qualidade do trabalho prestado e a crença no futuro através da educação, o professor Albano construiu em 1993 uma unidade escolar no município de Seropédica para atendimento a crianças carentes, com gratuidade e material didático.

Unidade de Seropédica

1994

Unidade do Méier

Em 1994, surgiu na Rua Dias da Cruz, no bairro do Méier, uma nova unidade, destinada a abrigar os alunos matriculados em mais um grande projeto: foco em ingressar nas grandes universidades.

1995

Unidade da Barra da Tijuca e Taquara

Em parceria com o outro grupo, em 1995, inauguraram-se as unidades da Barra da Tijuca e Taquara, em Jacarepaguá.

Unidade da Barra da Tijuca

1997

Unidade Campo Grande

O promissor bairro de Campo Grande recebe uma linda unidade com capacidade para atender a cerca de 1500 alunos e a unidade Madureira é transferida para a Rua João Vicente, no mesmo bairro, com novas e modernas instalações.

Unidade Campo Grande

1999

Novos desafios de Gestão

Em 1999, o professor Albano, face ao crescimento e a uma necessidade de gestão mais arrojada, separou-se do Colégio Santa Mônica e as Unidades Escolares sob sua direção passaram a ser designadas pelo nome Rede Santa Mônica Centro Educacional.

Unidade Bento Ribeiro

O SONHO CONTINUA

2001

Vila Olímpica da Mangueira e Maricá

Unidade Mangueira

2003

Unidade Ilha da Governador

Unidade Ilha da Governador

2004

Unidade da Freguesia, Jacarepaguá

Unidade da Freguesia

2006

Novas instalações da Unidade da Barra da Tijuca

O Professor Albano Parente, recebe pela 1ª vez, o título de Personalidade Educacional do ano.

Unidade Barra da Tijuca

2007

Moderníssima unidade no bairro do Recreio dos Bandeirantes

Unidade Recreio

2007

O professor Albano Parente recebe pela 2ª vez, o Prêmio de Personalidade Educacional do ano.

2013

O professor Albano Parente recebeu a Comenda do Grau da Ordem do Mérito, concedido pelo Governo de Portugal, tornando-se assim, o Comendador Albano Parente.

Comendador Albano Parente

2014

A Rede Santa Mônica adquire as antigas instalações do Colégio Gama Filho no bairros Boiúna/Taquara

2015

Inauguramos a mais moderna Unidade de Ensino da Rede Santa Mônica, a unidade Taquara.

Unidade Taquara

2016

Aniversário de 25 anos da unidade Cascadura

Em 1991, a história se inicia cheia de sonhos, desafios, esperanças e conquistas, nascia a unidade Cascadura que em 2016 completou 25 anos de existência. O seu idealizador professor Albano Parente teve o imenso prazer em receber a homenagem pelo jubileu de prata junto aos funcionários, professores, alunos , amigos e familiares.

Aniversário de 25 anos da unidade Cascadura

2017

A Rede Santa Mônica Centro Educacional completa 50 anos de trajetória.

50 anos da Rede Santa Mônica Centro Educacional

Hoje, o Santa Mônica Centro Educacional, uma das maiores redes de ensino privado do país nos segmentos de Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-Vestibular, conta com 14 unidades escolares, aproximadamente 14.500 alunos e está presente em diversos bairros do Rio de Janeiro e nos municípios de Seropédica e Maricá.

14.500 alunos da creche ao pré-vestibular em um total de 14 unidades

HOJE, O SANTA MÔNICA CENTRO EDUCACIONAL, É

Uma das maiores redes de Ensino Privado do país

 

O grupo mantém ainda inúmeras ações sociais, dentre as quais se destaca a unidade da Mangueira, que atende cerca de 700 crianças da Ed. Infantil e do Ensino Fundamental - anos iniciais. Essa unidade chama-se Escola Tia Neuma Gonçalves, e fica localizada no Complexo Desportivo da Vila Olímpica da Mangueira, em parceria com inúmeras empresas mantenedoras do projeto desenvolvido pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

O Santa Mônica Centro Educacional teve a honra de ter em suas salas de aula e poder contribuir para sua formação e sucesso, pessoas que se destacaram em nossa sociedade, entre elas a cientista Zaquia Simone, pesquisadora brasileira da NASA, o jogador de futebol Ronaldo Nazário, o fenômeno, e a apresentadora Xuxa Meneguel.


>
PALAVRA DO DIRETOR PRESIDENTE

Palavra da Direção

 

Professor Albano Parente




 

Minha história é longa e não teria o tempo e nem a paciência de vocês para contá-la com detalhes, mas posso dizer que cheguei a este país com o sonho de estudar, trabalhar, crescer e prosperar. Trabalhei inicialmente com meu saudoso cunhado na Lavanderia Pimpinella. Em 1961, conclui meu ginásio, no antigo Ginásio Itamar Silva, depois fui para o Colégio Pedro II, na Av. Marechal Floriano, onde cursei o primeiro ano, transferindo-me depois para o Colégio Piedade onde concluí o antigo científico em 1964.

Em 1967, ainda universitário, junto com um casal de amigos, adquiri uma pequena escola que funcionava numa casinha com apenas 19 alunos, o Externato São Judas Tadeu.

Meu sonho era a Medicina, mas acabei concluindo História Natural em 1968. Fui tintureiro, motorista de táxi, auxiliar de farmácia, auxiliar de escritório e vendedor de material elétrico e hidráulico, motorista do Estado e professor, sempre estudando à noite e trabalhando durante o dia para custear o estudo.

A partir de então, novas oportunidades foram surgindo, novos desafios e, ao longo dos anos, fomos inaugurando novas unidades em diversas comunidades. Os sonhos foram se concretizando e a pequena escola se transformou no complexo que junto com abnegados companheiros mantemos e continuamos sonhando em crescer e realizar sempre o melhor.

Atualmente, temos 14 escolas e deste total, uma é inteiramente gratuita, pois sempre pensamos nos menos favorecidos. A Escola Tia Neuma Gonçalves, no projeto social da Vila Olímpica da Mangueira.

E, hoje, estou aqui, muito feliz por estar com vocês em mais um momento marcante de minha vida de menino pobre, de família humilde, de Educador e Empresário. Somente a bondade de Deus e a luta diária para explicar todas essas conquistas, inclusive o título de Comendador, concedido pelo governo português que ora recebi e, dedico a todos aqueles que junto comigo acreditam na Educação.

Somente com a Educação e um esforço integrado entre governo, empresários, sociedade organizada e muita vontade é que nosso país conseguirá o lugar de destaque que todos nós almejamos. De minha parte estarei sempre pronto a contribuir e a lutar pela nossa Educação e pelo nosso desenvolvimento.

Estejam certos de que saberei honrar o título que ora recebo dando continuidade às minhas tarefas de educador e de empresário, sempre calcado na verdade, na ética e no exercício da cidadania.

Muito obrigado a todos.

Professor Albano Parente

Diretor presidente