PDA

Clique no botão para ser direcionado à PDA Pitágoras.


Entrar na PDA

Notícias - SMCE

24º Jogos Sul-Americanos Escolares 2018

por Santa Mônica Centro Educacional no dia 13 de dezembro, 2018

A convite da CBDE, Confederação Brasileira do Desporto Escolar, o Santa Mônica Centro Educacional foi a escola que representou o Brasil no 24° Jogos Sul-americanos Escolares 2018 realizados na cidade de Arequipa, no Peru.
Escolhidas pelo treinador do SMCE, a escola contou com duas alunas/atletas convidadas para integrar e reforçar a equipe. Prática permitida a todas as modalidades coletivas de todas as delegações dos países participantes.

A competição contou, nessa edição dos Jogos em 2018, com a participação de 6 países na modalidade de basquete, no gênero feminino.
O sistema de disputa prévia, uma fase classificatória e fase final.
Na fase classificatória, todos os países jogando contra todos, num total de 5 partidas para cada equipe.
Na fase final, as duas equipes melhores colocadas, fazendo a final da competição e decidindo o título numa única partida.

Na fase classificatória, a sequência de jogos foi essa:

FASE CLASSIFICATÓRIA:

1° Jogo:
BRASIL 59 X 54 URUGUAI

Logo, na estreia um jogo de muita emoção pois a partida só foi decidida nos últimos minutos. Passamos o jogo todo atrás do placar e faltando 1’35” para o final do último quarto de partida, foi a primeira vez que passamos à frente do marcador e nos mantivemos até o fim da partida.

2° Jogo:
BRASIL 72 X 26 SURINAME

Suriname apresentou uma equipe em formação. Era uma equipe dedicada e comprometida mas sem a mesma qualidade técnica, no nível das outras escolas participantes.

3° Jogo:
BRASIL 54 X 27 PARAGUAI

Um jogo nervoso pois era o jogo de duas escolas invictas
No 1° meio tempo de partida, foi bem equilibrada, mas nós últimos dois quartos de jogo, conseguimos melhorar nossa defesa e consequentemente o ataque, abrindo diferença no placar e ganhando a partida.

4° Jogo:
BRASIL 74 X 60 Chile

O jogo começou nervoso pois para o Chile era o jogo, em que precisavam ganhar para manter as chances de terminar nas duas primeiras colocações e para nós do Brasil, a garantia da vaga na final.
O jogo foi disputado até o 3° quarto de jogo mas o nervosismo das chilenas e com um jogo pesado de garrafão que nossa equipe do SMCE tem, as chilenas foram saindo com faltas e as substitutas não possuíam o mesmo nível das que estavam em quadra e conseguimos terminar bem a partida, assegurando a vaga.

5° Jogo:
BRASIL 51 X 53 PERU

As duas equipes, brasileira e peruana, entraram classificadas para a final, na última partida da fase classificatória. Só estava em jogo o posicionamento, nas equipes, na fase classificatória.
O jogo foi bem disputado, mesmo com os dois times poupando os elencos.
No final do jogo, a equipe peruana ganhou a partida.

Fase classificatória
1° – Peru (classificado)
2° – Brasil (classificado)
3° – Uruguai
4° – Paraguai
5° – Chile
6° – Suriname

FASE FINAL

BRASIL 67 X 53 PERU

O jogo começou nervoso, como era previsto, mas tomamos a dianteira da partida e até o 3° quarto de jogo a equipe peruana igualou o jogo e alternava a liderança do placar.
Na metade do último quarto, dominamos o jogo e abrimos uma boa vantagem é ganhando o jogo e o título de campeão Sul-americano Escolar 2018

Resultado final da modalidade basquetebol, gênero feminino.
CAMPEÃO: Brasil
VICE-CAMPEÃO: Peru
3° – Uruguai
4° – Paraguai
5° – Chile
6° – Suriname





Leia também

Voltar ao topo