PDA Login

Entre com seu Login Pitágoras

Esqueceu a senha? / Redefinir Senha

Notícias - SMCE

Abertura do Ano Letivo 2018

por Santa Mônica Centro Educacional no dia 07 de fevereiro, 2018

No dia 01 de fevereiro, aproximadamente, 700 professores e gestores da Rede Santa Mônica Centro Educacional estiveram presentes no Encontro Pedagógico de Abertura do Ano Letivo 2018, realizado no Windsor Barra.

“Nesse dia, professores e lideranças puderam validar seus compromissos educacionais para 2018 e iniciaram a manhã assistindo à peça teatral com o ator português Tony Correia, “Navegar é Preciso… Em Prosa, Verso e Riso! ”
O espetáculo propõe uma viagem na mítica caravela, dos tempos do Descobrimento e que nos leva ao reencontro de nossos antepassados. Seus feitos heroicos na busca do sonho nas Índias, realçados pela beleza da poesia de Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Camões, e pela música (em especial o Fado), emocionam a todos os que têm o sangue temperado com o carinho e a saudade.
Na segunda metade do Encontro Pedagógico, logo após um maravilhoso coffee break, todo corpo pedagógico assistiu à palestra do renomado Prof. Júlio Furtado, que é educador, escritor e palestrante, doutor em Ciências da Educação.

Em sua palestra, cujo tema central foi “A gestão da sala de aula convergindo com a realidade e propósito”, ele fez uma análise sobre as competências pedagógicas e estratégias que devem ser aplicadas na conquista dos alunos numa expectativa moderna no transmitir o conhecimento, abordando pontos, tais como: a criação de vínculos com os alunos (olhar), a Gestão da conduta: a quem cabe; As regras morais e regras convencionais, Disciplina e incivilidade, Gestão da aprendizagem: o sentido do conteúdo para o professor. A crença de como se aprende. Do sentido ao significado. Mediação da aprendizagem. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Avaliar para garantir a aprendizagem.

Júlio aprofundou os conteúdos mais significativos relacionados ao tema, sempre os interligando à prática ou à sala de aula. Além disso, o bom humor e o dinamismo do palestrante fizeram a plateia ficar permanentemente atenta, animada e disposta a mudar antigos paradigmas.





Leia também

Voltar ao topo