PDA Login

Entre com seu Login Pitágoras

Esqueceu a senha? / Redefinir Senha

Notícias

TREINAMENTO PARA PRÁTICA EFICAZ DA LIDERANÇA COM FOCO NOS GESTORES DA REDE SMCE

por Santa Mônica Centro Educacional no dia 02 de junho, 2017

Os tempos mudaram. O papel que os gestores exerciam no passado, essencialmente técnico, garantidor de que o projeto pedagógico fosse cumprido à risca, que o sistema de ensino fosse respeitado no detalhe, que valores e princípios filosóficos ligados à missão da escola, de fato, norteassem o dia a dia, agora foi robustecido.

Sim, tudo isso ainda é verdadeiro, mas, hoje, o verdadeiro gestor tem que enxergar a instituição de helicóptero, visão panorâmica, nem tanto só específica. Transformou-se, então, num gestor de pessoas, afinal estes gerenciam o maior centro de custo da Instituição.

Por esse motivo, o Prof. Adelino, Diretor Superintendente da Rede, juntamente com a Profª. Marcia Verinaud, Diretora de Ensino, desenvolveram, em conjunto, uma atividade que trabalhou o exercício da liderança frente a esse contexto.
Essa atividade ocorreu no último sábado, dia 27/05, no Auditório Espaço Casa, na Barra da Tijuca. Estiveram presentes todos os Diretores e Supervisores Pedagógicos e Operacionais.

Inicialmente, o grupo assistiu à palestra do Dr. Fábio Borges, especialista em treinamentos corporativos focados em comunicação e relacionamentos. Além disso, Dr. Fábio é coautor do livro Empoderar para transformar.

Nesse primeiro momento, ele falou sobre a velocidade das mudanças e inovações no mundo atual e como se adaptar a elas, em como a liderança deve criar comprometimento, convergência, objetivos comuns, abordou o papel muito mais estratégico do que “apenas” técnico, apontou as diferenças entre o chefe e o verdadeiro líder e finalizou seu trabalho, desenhando um modelo de atuação de liderança de forma a obter relações de trabalho efetivas, produtivas e alinhadas com pais, alunos e administração.

Posteriormente a esse momento, o Prof. Adelino iniciou seu trabalho, sugerindo que fossem formados grupos por unidade, e após direcioná-los e fazer uma explanação sobre a atual conjuntura do país e sobre o panorama educacional do Brasil, tendo em vista as possíveis alterações que teremos a partir de 2018 no Ensino Médio, propôs que cada grupo desenvolvesse estratégias diferenciadas, já pensando no próximo triênio.

Ao término da atividade, diversas unidades se posicionaram em relação ao encontro e às propostas, deixando claro que muitas coisas boas estarão por vir. Além disso, demonstraram que o Plano de ações e Intenções de melhorias que cada unidade irá desenvolver, será trabalhado por toda a equipe, identificando potencialidades, apontando caminhos, monitoramento mercado, fluxos, processos, procedimentos e principalmente o relacionamento humano.

É importante mencionar a aprovação da Direção Geral e a respectiva presença, numa demonstração de apoio à iniciativa, do Prof. Albano, Diretor – Presidente da Rede, ao longo de todo o evento contribuindo para o enriquecimento da atividade.





Leia também

Voltar ao topo